Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Totalmente eu esse texto: O poder da observação

Totalmente eu esse texto!

O poder da observação

"Já escutou aquela frase que diz que sábio é aquele que sabe escutar? Pois é, eu concordo, plenamente, com esta frase!

Não quero defender o meu lado, mas se isso servir para me beneficiar também, pode ser, por que não?

Sou uma pessoa quieta, mas que se relaciona bem com quem dá liberdade para eu me expressar ou quando sinto que o ambiente é propício a isso. Creio que minha maior qualidade seja a Observação. Sou muito observadora e, consequentemente, escuto tudo o que estiver ao meu alcance. Na verdade, gosto de observar o que me chama a atenção e o que é novo para mim e, com isso, acabo percebendo até o imperceptível.

Por isso, devo concordar com essa frase que diz que sábio é aquele que sabe escutar. Porque, quem muito fala, pouco escuta e também pouco aprende e pouco conhece.

Devo admitir que as pessoas que falam bastante possuem também bons relacionamentos, porque são pessoas bastante “dadas” e extrovertidas. Isso é claro! Toda regra tem exceções. Mas, na prática, no dia a dia, não é bem assim que funciona e acredito que o maior desafio dessas pessoas é aprender a escutar mais.

Não sou a melhor por ser como sou, é da minha personalidade, mas gosto de ser assim porque aprendi a interpretar as pessoas pelo comportamento delas, pelo jeito de olhar, jeito de falar e até mesmo de andar. E não há qualidade melhor do que esta, porque o modo como o corpo se comunica, vale mais do que mil palavras. Pode até condenar uma mentira.

Tenho muito o que melhorar ainda. Sou perfeita apenas por ser criação de Deus, de algo bem maior que eu; e sou imperfeita porque tenho muito ainda por descobrir até atingir o grau máximo de evolução, porém, estou satisfeita por falar pouco e ser uma excelente observadora. Essa é minha qualidade e devo reconhecer, assim como você deve reconhecer a sua!

A ciência pode dizer, em se tratando de ilusão de ótica, que ás vezes nossos olhos nos enganam, e é claro que também não devemos levar só em consideração a primeira impressão de uma pessoa. A observação vai muito além disso tudo. A observação é uma técnica que deve ser trabalhada diariamente, mesmo para quem já nasceu com esse “poder”.

A observação deve ser colocada em prática a partir de leituras relacionadas para depois trabalhá-la com eficiência. Já ouviu que a experiência sempre conta mais? Essa é uma verdade de séculos! Então, basta colocar em prática e conhecer um pouco sobre a comunicação corporal, que você se sairá muito bem na prática da observação.

Não podemos isolar o fato de que cada observação é feita através de olhares diferentes, com visões de mundo diferentes e culturas também diferentes, no entanto, deve-se considerar que a linguagem corporal é única, mesmo com tantas diversidades culturais. Isso a psicologia pode explicar muito melhor do que eu.

Resumindo: Para um bom observador, meia palavra basta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ai, a gente pode até tentar se entender.
Volte sempre =)